Estação Julio Pretes e Sala São Paulo

Sala São Paulo -Sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo A antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje o Complexo Cultural Júlio Prestes, sede da maior e mais moderna sala de concertos da América Latina: a Sala São Paulo. Especialmente construída para receber as melhores orquestras sinfônicas do mundo, a Sala São Paulo tornou-se realidade após o trabalho de recuperação do monumental edifício da Estação Júlio Prest...(more)
View on map

Estação Julio Pretes e Sala São Paulo





ERROR:

Adobe Flash Player 9 (or newer) needed



...click here to download...



Sala São Paulo -Sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

A antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje o Complexo Cultural Júlio Prestes, sede da maior e mais moderna sala de concertos da América Latina: a Sala São Paulo.

Especialmente construída para receber as melhores orquestras sinfônicas do mundo, a Sala São Paulo tornou-se realidade após o trabalho de recuperação do monumental edifício da Estação Júlio Prestes, construído no estilo Luís XVI, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes.

Projetado em 1925 – período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado – o edifício somente seria concluído em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, inibindo a utilização de bondes e trens.

O trabalho de recuperação do edifício acompanhou a reestruturação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sediada atualmente no mesmo prédio da Sala São Paulo. A solução encontrada para as intervenções realizadas nesse prédio histórico, concebido de acordo com princípios específicos de um estilo e época, baseou-se na intenção de estabelecer um diálogo adequado com o espaço existente, valorizando os conceitos e as características de uma construção anterior, ajustando-a a uma utilização distinta da original, que veio atender a uma demanda da sociedade contemporânea, adequando-se à proposta de revitalização.

O projeto da Sala São Paulo possibilita a apresentação de qualquer tipo de concerto, pautada pela alteração do espaço da sala de concertos gerada pela flexibilidade do forro com painéis móveis. Além disso, os elementos de composição foram concebidos para a reflexão sonora multidirecional, atendendo a recomendações acústicas.

A monumental railway station located downtown, it was inspired by the American stations of Gran Central and Pennsylvania. Built in 1926, it is located at Praça Júlio Prestes ("Julio Prestes Square"). One of its most interesting characteristics is that its platform was built with the metal structure from the Zeppelin hangar in Rio de Janeiro.

Since July 1999, Estação Julio Prestes has been housing the headquarters of Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo ("Symphonic Orchestra of São Paulo"). Its big halls have been transformed into a modern concert room, and its rooms are the home of a music school. The Government of the State of São Paulo was responsible for its restoration.