N
Projections and Nav Modes
  • Normal View
  • Fisheye View
  • Architectural View
  • Stereographic View
  • Little Planet View
  • Panini View
Click and Drag / QTVR mode
分享这个全景图
For Non-Commercial Use Only
This panorama can be embedded into a non-commercial site at no charge. 查阅更多的
Do you agree to the Terms & Conditions?
For commercial use, 联系我们
Embed this Panorama
宽度高度
For Non-Commercial Use Only
For commercial use, 联系我们

This panorama is not currently enabled for commercial licensing. Click here to ask us to help you find a replacement. If this is your panorama, Click here This panorama is not currently enabled for commercial licensing.

LICENSE MODAL

2 Likes

Ermida Nª Srª da Conceição - Tomar
Portugal

Ermida de Nossa Senhora da Conceição - Tomar

A Capela de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais belas obras do Renascimento europeu, caracterizando-se por uma grande pureza de linhas clássicas, numa conjugação de rara proporcionalidade e harmonia, erigida sob o mecenato de D. João III, traçada por João de Castilho, continuada pelo arquitecto Diogo Torralva e concluída no seu coroamento por Filipe Terzi, c.1561.

A arquitectura concilia a ideia «pagã» de templo no exterior, interpretada ao modo cristão pelos humanistas do Renascimento.
O exterior de pedra amarelada da região é de uma grande simplicidade, um frontão triangular acompanha a fachada principal, abrindo, no tímpano, um óculo incompleto. O portal é desprovido de ornamentos, com uma porta de verga horizontal, emoldurada em perfis simples e com duas janelas simétricas, de ombreiras perspectivadas em ponto de fuga central; o transepto encontra-se ligeiramente saliente nas fachadas laterais e é encimado por frontões triangulares.
O interior desenha um espaço harmonioso com um apurado sentido da proporção e da medida, é de planta rectangular, lembra soluções já encontradas no Convento de Cristo, nomeadamente a original forma de combinar a coluna, arquitrave e abóbada de caixotões e a estrutura modelar dos edifícios.
A capela-mor arredonda a superfície de topo e cobre-se com um concheado simples e elegante. O transepto tem uma cúpula no cruzeiro em barrete de clérigo e nos cantos apresenta mascarões, que provavelmente representam os quatro rios do Éden.   
À harmonia vem associar-se a carga simbólica que deriva da própria organização espacial e da ornamentação de capitéis e mísulas cuja ornamentação classicizante é passível duma leitura humanístico-cristã que tem a ver com a prevista função do edifício: ser mausoléu de D. João III e da família real. El-rei escolheu para a sua última morada o lugar reservado aos príncipes, entre a cidade de Deus (Convento) e a cidade terrena (vila de Tomar).
A principal fonte utilizada pelo arquitecto régio foi a edição de Cesariano, com ilustrações da obra, mas também há fontes clássicas, como gravuras baseadas na tratadística vitruviana, de um purismo antiquizante.

Amélia Casanova

(Historiadora de arte)

View More »

Copyright: Sotero Ferreira
Type: Spherical
Resolution: 8296x4148
Taken: 06/04/2009
上传: 07/04/2009
更新: 01/03/2015
观看次数:

...


Tags:
comments powered by Disqus
More About Portugal