Open Map
Close Map
N
Projektioner och Nav lägen
  • Normal View
  • Fisheye View
  • Architectural View
  • Stereographic View
  • Little Planet View
  • Panini View
Click and Drag / QTVR mode
Dela detta panorama
För icke-kommersiellt bruk
Detta panorama kan bäddas in på en icke-kommersiell webbplats utan kostnad. Läs mera
Vill du gå med på Terms & Conditions?
För kommersiellt bruk, kontakta oss
Bädda in detta panorama
BreddHöjd
För icke-kommersiellt bruk
För kommersiellt bruk, kontakta oss

Detta panorama är för närvarande inte aktiverat för kommersiell licens. Klicka här att be oss att hjälpa dig att hitta en ersättning. Om detta är ditt panorama, Klicka här Detta panorama är för närvarande inte aktiverat för kommersiell licens.

LICENSIERA MODAL

5 Likes

Ermida Nª Srª da Conceição - Tomar
Portugal

Ermida de Nossa Senhora da Conceição - Tomar

A Capela de Nossa Senhora da Conceição é uma das mais belas obras do Renascimento europeu, caracterizando-se por uma grande pureza de linhas clássicas, numa conjugação de rara proporcionalidade e harmonia, erigida sob o mecenato de D. João III, traçada por João de Castilho, continuada pelo arquitecto Diogo Torralva e concluída no seu coroamento por Filipe Terzi, c.1561.

A arquitectura concilia a ideia «pagã» de templo no exterior, interpretada ao modo cristão pelos humanistas do Renascimento.
O exterior de pedra amarelada da região é de uma grande simplicidade, um frontão triangular acompanha a fachada principal, abrindo, no tímpano, um óculo incompleto. O portal é desprovido de ornamentos, com uma porta de verga horizontal, emoldurada em perfis simples e com duas janelas simétricas, de ombreiras perspectivadas em ponto de fuga central; o transepto encontra-se ligeiramente saliente nas fachadas laterais e é encimado por frontões triangulares.
O interior desenha um espaço harmonioso com um apurado sentido da proporção e da medida, é de planta rectangular, lembra soluções já encontradas no Convento de Cristo, nomeadamente a original forma de combinar a coluna, arquitrave e abóbada de caixotões e a estrutura modelar dos edifícios.
A capela-mor arredonda a superfície de topo e cobre-se com um concheado simples e elegante. O transepto tem uma cúpula no cruzeiro em barrete de clérigo e nos cantos apresenta mascarões, que provavelmente representam os quatro rios do Éden.   
À harmonia vem associar-se a carga simbólica que deriva da própria organização espacial e da ornamentação de capitéis e mísulas cuja ornamentação classicizante é passível duma leitura humanístico-cristã que tem a ver com a prevista função do edifício: ser mausoléu de D. João III e da família real. El-rei escolheu para a sua última morada o lugar reservado aos príncipes, entre a cidade de Deus (Convento) e a cidade terrena (vila de Tomar).
A principal fonte utilizada pelo arquitecto régio foi a edição de Cesariano, com ilustrações da obra, mas também há fontes clássicas, como gravuras baseadas na tratadística vitruviana, de um purismo antiquizante.

Amélia Casanova

(Historiadora de arte)

 

View More »

Copyright: Sotero Ferreira
Typ: Spherical
Upplösning: 8296x4148
Taken: 06/04/2009
Uppladdad: 07/04/2009
Visningar:

...


Tags:
Mer om Portugal


It looks like you’re creating an order.
If you have any questions before you checkout, just let us know at info@360cities.net and we’ll get right back to you.